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Histórico

As atividades da Algar Telecom tiveram início em 1954 na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, com a criação da CTBC (Companhia de Telecomunicações do Brasil Central) por seu fundador Alexandrino Garcia - Grupo Algar. Ao longo de mais de meio século a empresa, que tem como marcas a inovação e a eficácia no atendimento a seus clientes, se expandiu para as principais regiões do Brasil e aumentou sua competitividade. Hoje prima pelas melhores práticas de governança corporativa e de sustentabilidade.
 

Uma história de inovação

A Companhia foi constituída em Uberlândia, Minas Gerais, no ano de 1954 por Alexandrino Garcia. Com o propósito de facilitar a comunicação dos moradores de regiões consideradas remotas naquela época, a Companhia adquiriu várias concessões municipais nas cidades vizinhas, dando início a uma rede telefônica que se estendia pelo interior dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

 

Em 1972, com a criação do Sistema Telebrás, o controle da maioria das operadoras de serviço de telefonia passou para o Governo Brasileiro, ficando a Embratel com o monopólio da telecomunicação de longa distância. A Companhia, que nunca havia parado de realizar investimentos em tecnologia ao longo dos anos, permaneceu com seu controle privado em virtude, principalmente, do fato de suas concessões estarem tecnicamente atualizadas e aptas à integração com o restante do Sistema Telebrás.

 

Outros eventos relevantes na história da Companhia foram, em 1992, o início da prestação de serviços de engenharia de redes de telecomunicações. Em 1993, a Companhia começou a prestar serviços de telefonia celular em sua Área de Concessão e em 1995 adquiriu uma empresa de TV por assinatura e passou a prestar esse serviço.

 

Em 1997, ano marcado pela privatização do sistema Telebrás, a Companhia deu continuidade ao crescimento de seus negócios investindo em uma empresa de serviços multimídia. No ano seguinte, em 1998, inaugurou a ACS, atual Algar Tech, primeira empresa no Brasil a operar seu contact center em um prédio totalmente concebido para tal fim e a exportar estes serviços. O primeiro site foi construído em Uberlândia/MG com 1.000 Posições de Atendimento. Já em 2000 a Companhia começou a prestar serviços de Data Center para pequenas e médias empresas.

 

Em 31 de dezembro de 2001, a Companhia cumpriu antecipadamente as metas de universalização que deveriam ser cumpridas até 2003 e foi autorizada a prestar o serviço de longa distância nacional e internacional de sua região de Concessão para qualquer parte do território nacional por meio de seu código de seleção de prestadora - 12.

 

Em 2002, já prestando o serviço de longa distância para todo o Brasil e exterior (código 12), ocorreu a expansão do Contact center, com a construção do segundo site em Uberlândia. Com isso, a capacidade do serviço alcança 3.500 Posições de Atendimento.

 

Com a obtenção de Autorização junto a ANATEL para atuar em novas regiões, em 2003 a Companhia aumentou consideravelmente sua área de abrangência que passou de 304 localidades para a oferta de serviços em todo o território nacional.

 

Alinhada com a sua estratégia de expansão e aproveitando condições favoráveis de mercado e de agregação de novos serviços e operações complementares, a Companhia adquiriu, em 2004, um provedor de internet localizado na cidade de Ribeirão Preto (SP) e em outubro de 2005 inaugurou na cidade de Campinas (SP), um novo site de Contact center, com 1.500 Posições de Atendimento. Em dezembro de 2005 adquiriu também Algar Multimídia (ex-Iqara Telecom Ltda.), empresa provedora de acessos last mile e serviços de conectividade na área metropolitana de São Paulo, com uma rede de 172 km localizada nas principais áreas de interesse comercial da cidade.

 

Em 22 de dezembro de 2005, a Companhia renovou seus contratos de concessão para a prestação dos serviços de telefonia fixa por mais 20 anos, até 31 de dezembro de 2025.

 

Em 2006, a Companhia consolidou sua atuação nas regiões de expansão, tendo como foco o mercado corporativo. Está presente atualmente em mais de 82 cidades, distribuídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Paraná, além do Distrito Federal.

  
Em 2007 a Algar Telecom realizou sua abertura de capital e primeira emissão pública de debêntures. Com isto, a Companhia, que sempre primou pelas boas práticas de governança corporativa, passou a aprimorar a transparência na divulgação de informações e no relacionamento com o mercado. Ao final de 2007 houve, ainda, a aquisição de licença 3G para sua área de atuação em telefonia celular.

 

A partir do ano de 2008, a Companhia lançou a tecnologia 3G nos 87 municípios de sua área de concessão. Assim, além dos serviços de telefonia fixa, telefonia celular e banda larga fixa, passou a ofertar, também, a banda larga (3G) com os benefícios da mobilidade. Neste mesmo ano, a CTBC passou a se chamar Algar Telecom e o nome CTBC transformou-se em uma marca exclusiva do segmento varejo.

 

Ainda em 2008 e visando aumentar o valor agregado dos seus serviços, a Companhia ampliou o escopo de atuação de seu negócio de contact center, passando a ofertar também serviços de Business Process Outsourcing - BPO e TI.

 

No primeiro trimestre de 2010, a Companhia adquiriu a empresa Synos Technologies - fábrica de desenvolvimento e manutenção de software, sediada em Belo Horizonte (MG) - para fortalecer o segmento de contact center/BPO e TI. Essa aquisição está alinhada com as metas traçadas pela Companhia de fortalecer a presença no mercado de Belo Horizonte e outras praças relevantes, como Brasília e Rio de Janeiro e complementar o portfólio de serviços. A Synos transferiu para a carteira da Companhia mais de 40 clientes dos setores privado e, principalmente, público.

 

Em maio de 2010, a Companhia realizou o lançamento da CTBC TV - TV via satélite. Com autorização para prestar esse serviço em todo o País, a Companhia iniciou sua oferta nos 87 municípios da área de concessão. Em oito meses o produto atingiu 47 mil clientes e permitiu a revitalização de outros serviços e planos vendidos por meio de pacotes (telefonia fixa, internet banda larga e TV).

 

Outro importante marco de 2010 foi a aquisição, em dezembro do referido ano, da Banda H, autorização da última faixa de frequência disponível da terceira geração da telefonia celular (3G) em localidades radiais à atual área de atuação, com DDDs 34, 35 e 37. No final do ano seguinte, a Companhia iniciou a oferta para 19 cidades (de um total de 233 permitidas) de pacotes que combinam os serviços de internet banda larga, TV por assinatura, telefonia móvel 3G e telefonia fixa.

 

Em 2012 a empresa realizou a 2ª emissão pública de debêntures, incrementou o pacote de TV por assinatura com 44 canais HDTV e ampliou em 30% a capacidade do Data Center de Campinas.

 

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços e atendimento dos clientes, a empresa reorganizou, em 2013, toda a operação de instalação e manutenção dos seus produtos e serviços, bem como de operacionalização das redes através da internalização parcial da subsidiária Engeset. O segmento de prestação de serviços para terceiros foi integrado à Algar Tech, reforçando o seu portfólio de serviços gerenciados.

 

Ainda em 2013, a Companhia deu o pontapé inicial do seu processo de internacionalização, com a constituição de uma subsidiária da Algar Tech na Colômbia, na cidade de Medellín, denominada Algar Tech SAS.

 

A expansão para o mercado da América Latina ganhou força também com a aquisição, logo no início de 2014, da empresa Asyst, com atuação na Argentina e no Chile. Com isso, a Companhia fortaleceu o seu portfólio de serviços gerenciados de tecnologia da informação e comunicação.

 

Navegue pela linha do tempo e conheça os principais marcos da nossa história
 

 

Consolidamos a operação da Optitel, empresa de telecom adquirida em 2015, fortalecendo nossa atuação nos três estados da região Sul do País.
Lançamos o serviço 4G (frequência 700 MHz) nas cidades de Uberlândia e Ituiutaba.
Estabelecemos parceria com a Nokia para expandir a oferta de serviços móveis 4G na frequência de 1.800MHz.
Demos início às operações da Algar Tech no México.
Lançamos o Projeto-Protótipo Cidades Conectadas, iniciativa voltada a fomentar ideias, soluções e inovações relacionadas aos serviços públicos municipais.
A Algar Telecom selecionou a Nokia Networks para lançar seus serviços de LTE na faixa de 700 MHz e modernizar a sua rede 3G – preparando as bases para a introdução de serviços de voz em HD em 2016. A Nokia Networks firmou um contrato de 5 anos como única fornecedora da Algar Telecom, para entregar e gerenciar soluções de rádio e de core, transformando a infraestrutura de rede da operadora.  
A empresa adquiriu a Optitel, empresa de TI e Telecom sedeada em Balneário Camboriú (SC), fortalecendo sua atuação e expansão no sul do País..
Aquisição da Asyst, empresa de tecnologia da informação e comunicação com atuação na Argentina e no Chile e realização da 3ª emissão pública de debêntures.
Início do processo de internacionalização, com a constituição de uma subsidiária na Colômbia, denominada Algar Tech SAS.
A empresa realiza a 2ª emissão pública de debêntures. É incrementado o pacote de TV por assinatura com 44 canais HDTV. Data Center de Campinas tem sua capacitada aumentada em 30%.
Expansão dos serviços de varejo para 19 novas cidades de Minas Gerais (área cuja licença foi adquirida ao final de 2010)
Lançamento da TV via satélite; Aquisição da Synos Tecnologies, empresa de desenvolvimento e manutenção de software; e aquisição da última faixa de frequência de telefonia celular (3G) em Minas Gerais, em regiões complementares à sua área de atuação (leilão da banda H);
Lançamento da tecnologia 3G; inicio dos serviços de Business Process Outsourcing – BPO e TI; e a CTBC passa a se chamar Algar Telecom;
Aquisição de licença 3G para toda a área de atuação em telefonia celular; Companhia se torna uma sociedade por ações de capital aberto e realiza uma emissão pública de debêntures;
Consolidação de duas áreas distintas de atuação e investimentos: concessão e autorização;
Aquisição de rede metropolitana na cidade de São Paulo (Iqara Telecom); Inauguração de um novo site de contact center; e renovação dos contratos de concessão para a prestação dos serviços de telefonia fixa por mais 20 anos;
Aquisição de um provedor de internet;
Autorização para expandir os serviços de telefonia fixa e dados para todo o País;
Realização de chamadas de longa distância nacional e internacional por meio do código 12;
Cumprimento das metas de universalização da Anatel com dois anos de antecedência;
Início dos serviços de data center;
Início das operações do contact center, Algar Tecnologia;
Privatização do Sistema Telebrás; investimentos na construção da rede de fibra óptica e serviços multimídia;
Incorporação da TV por assinatura ao portfólio (cidades de Uberlândia e Araguari)
Pioneira na implementação de telefonia celular no interior do Brasil;
Início da prestação de serviços de engenharia de telecomunicações;
CTBC permanece sob controle privado mesmo após o Governo Federal ter assumido os serviços de telefonia no Brasil;
Fundação da CTBC, atual Algar Telecom;

 

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