ALERTAS RI Quer ficar informado e receber os alertas
de RI, preencha os campos abaixo:
RESULTADOS Acesse o canal completo. VER TODOS RESULTADOS
Conselho de Administração

O Conselho de Administração foi criado em 1999 para garantir a sustentabilidade da Companhia, preservando as crenças e os valores e garantindo a harmonia entre o controle familiar e a gestão profissionalizada. O Conselho é formado por dez membros, sendo que nenhum deles exerce cargo executivo na Algar Telecom. Os integrantes são eleitos por Assembleia Geral para um mandato de um ano, podendo haver reeleição por igual período.

Cabe ao Conselho opinar e aprovar o orçamento anual e os planos estratégicos, trabalhando pela preservação dos valores corporativos e pela perenidade dos negócios. Controla e fiscaliza o desempenho da organização, protege e valoriza o patrimônio, orienta e avalia a gestão executiva e maximiza o retorno sustentável dos investimentos. As ações seguem um regimento interno que observa o disposto na Lei das Sociedades por Ações, no Estatuto Social e no Código de Boas Práticas de Governança Corporativa do IBCG (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). O Conselho conta, ainda, com o apoio e auxílio de três Comitês permanentes, quais sejam: Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos, Comitê de Governança Corporativa e Comitê de Talentos Humanos.

Composição em 25/04/2016
Luiz Alberto Garcia Presidente
Luiz Alexandre Garcia Vice-Presidente
Marianna Garcia Malachias Andrade Membro
Eliane Garcia Melgaço Membro
Eleusa Maria Garcia Melgaço Membro
Nelson Pacheco Sirotsky* Membro
José Luciano Duarte Penido* Membro
Silvio José Genesini Junior* Membro
  Aguinaldo Diniz Filho*

Membro

  Sérgio Alair Barroso*

Membro

* Membro Externo
 

Luiz Alberto Garcia - Presidente

Acionista, membro da 2ª geração da família controladora do Grupo Algar. Engenheiro eletrônico formado pela Escola Federal de Itajubá/MG, possui especialização em Global Business Leadership pela Georgetown University, em Washington/DC (EUA), Leading the Family Business pelo IMD, Lausanne (Suíça); e Owner/President Management Program pela Harvard University (EUA). Foi presidente da Associação Nacional dos Prestadores de Serviço Móvel Celular (ACEL), do Conselho Consultivo da Anatel, da Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG), da Telebrasil e do SindiTelebrasil. Foi também conselheiro da Fundação Orsa. Além de chairman no Grupo Algar, é membro do Conselho Curador da Fundação CPqD, membro do Conselho da FIEMG, do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) e da Fundação de Pesquisas da Universidade Federal de Uberlândia (Fundap).

Luiz Alexandre Garcia - Vice Presidente

Economista, possui especialização em Marketing pela American University of Paris (França), MBA pela Catholic University of America em Washington DC (EUA) Leading the Family Business pelo IMD, em Lausanne (Suíça), Family Business pela Harvard Business School (EUA) e Program for Executive Development, pela mesma instituição. Atuou no IFC/Banco Mundial – Washington DC, na Ericsson, em Dallas (EUA) e em São Paulo e no Groupe Bull (França). Foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia – Aciub, por dois mandatos, e presidente da Associação Nacional das Operadoras de Celular (Acel). É membro da 3ª geração da família controladora do Grupo Algar. Desde 2006 é o presidente executivo do Grupo Algar. Atua também como membro do Conselho de Administração do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e Presidente do Companies Circle of the Latin American Corporate Governance.

Marianna Garcia Malachias Andrade – Membro

Graduada em comunicação social com ênfase em Marketing pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação – ESAMC, com MBA executivo em Marketing e Vendas pela Fundação Getúlio Vargas, Especialização em Neurociência aplicada ao consumo pela ESPM, conselheira certificada pelo IBGC nos módulos básico e avançado e cursando Marketing Digital pela ESPM.

Eliane Garcia Melgaço - Membro

Administradora de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), possui MBA pela Catholic University, em Washington DC (EUA), Leading the Family Business pelo IMD (Suíça), Family Business: from generation to generation pela Harvard Business School (EUA) e PGA – Programa de Gestão Avançada pela FDC/INSEAD (França). Atuou no Banco Nacional, Cartão Unibanco e ATL nas áreas de Marketing de Relacionamento e Comercial. É membro do grupo de controle do Grupo Algar e exerce atualmente a função de Vice-Presidente Corporativa de Marketing e Sustentabilidade do Grupo Algar.

Eleusa Maria Garcia Melgaço - Membro

Formada em Administração de Empresas pela Faculdade Milton Campos e em Arquitetura de Interiores pela Fundação Mineira de Artes - FUMA em Belo Horizonte, MG. Atualmente, atua como Presidente do FBN - Family Business Network Brasil, membro da Comissão de Empresas Familiares do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e do Grupo de Mulheres do Brasil. Dirigiu por mais de 13 anos a ABC Turismo, operadora em Minas Gerais representante do Rio Quente Resorts e foi membro do Comitê de Governança Corporativa da AMCHAM/BH. Além destas funções, foi também, por 6 anos, Presidente do Conselho de Família do grupo Algar – membro da 3ª geração da Família Garcia, controladora do Grupo Algar.

Nelson Pacheco Sirotsky – Membro Externo

Presidente do Conselho de Administração da RBS desde 2008, onde exerceu a função de Vice-Presidente Executivo (1986 a 1991) e Presidente da empresa (1991 a 2012). Atualmente é também membro dos Conselhos de Administração da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e da Associação de Jornais (ANJ). Preside a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho desde 1996.

José Luciano Duarte Penido – Membro Externo

Presidente do Conselho de Administração da Fibria Celulose, conselheiro independente da Copersucar e da Química Amparo YPÊ. É também membro do Comitê de Sustentabilidade e Sociedade do Banco Santander Brasil e Vice-Chair do Comitê Executivo do WBCSD - World Business Council for Sustainable Development. É Engenheiro de Minas, graduado pelo Universidade Federal de Minas Gerais.

Sílvio José Genesini Junior - Membro Externo

Foi presidente do Grupo Estado que edita o jornal o Estado de São Paulo e controla a Agência Estado e a OESP Mídia de 2009 a 2012. Foi presidente da Oracle do Brasil, de 2004 a 2009. Trabalhou e foi sócio-diretor da Accenture (antes denominada Andersen Consulting) de 1978 a 2004. Como consultor liderou projetos estratégicos, de inovação e transformação organizacional em grandes empresas dos mais variados setores empresariais. Liderou a prática de Tecnologia da Informação da Accenture no Brasil e América Latina por vários anos. Criou e liderou a unidade de negócios de telecomunicações, mídia e alta tecnologia da Accenture após a privatização. É atualmente consultor independente e investidor em empresas de tecnologia e internet. É formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Aguinaldo Diniz Filho - Membro Externo

Nasceu em Curvelo/MG em 17/Janeiro/1945, casado e pai de três filhos. Bacharel em Direito, iniciou sua carreira em 1969 como estagiário da Companhia Nacional Cataguases, após conclui o curso de Técnico Industrial na Escola Técnica da Indústria Química e Têxtil (Cetiqt) do Senai/RJ. Na Cedro Textil iniciou suas atividades em 1970. É membro do Conselho de Administração desta empresa e nela exerceu, de 2001 a 2013, a função de Diretor-Presidente. Participou de cursos no exterior no INSEAD na França de 1990 a 2002 e na KELLOG em Chicago em 2000. Fez várias viagens a Europa e Ásia para congressos da indústria têxtil. Participação em entidades: Presidente da ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções para o período de 2008-2010 e reeleito em 2010 para o período 2011-2013; Membro do Conselho Superior de Economia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP); Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e membro do Conselho de Política Econômica desta mesma instituiçã; Presidente do Conselho Técnico Administrativo do Senai-Cetiqt/RJ; Membro do Conselho da Amcham-Brasil; Ex Vice-Presidente da Associação Comercial de Minas; Ex presidente da PMQP - Programa Mineiro de Qualidade e Produtividade, no período de 2004 a 2005; Ex Presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Minas Gerais, eleito em 2004; Ex membro do Conselho Diretor da ABRASCA - Associação Brasileira das Companhias Abertas; Ex membro do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de Minas Gerais e Espírito Santo; Ex membro do Conselho Superior do IPEAD - Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais; Ex membro do COIND - Conselho de Industrialização do Estado de Minas Gerais, de 1995 a 1999; Ex membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Minas Gerais, de 1997 a 1999; Ex Presidente da Comissão de Agroindústria da FIEMG, de 1988 a 1990. Ganhou, em 2003, a medalha do Mérito Militar, outorgada pelo Exército Brasileiro e foi eleito, em 2007, Industrial do Ano em Minas Gerais pela FIEMG. Foi homenageado com a medalha de Mérito do Tribunal de Contas de MInas Gerais em 2013. É cidadão honorário de Sete Lagoas e Pirapora.

Sérgio Alair Barroso - Membro Externo

Brasileiro. Formado em economia pela Universidade São Judas/SP, cursos de Economia Internacional pela Universidade de Boston/EUA, especialização em Administração de Empresas pela Universidade de Michigan/EUA e Gerenciamento de Executivos pela Universidade Columbia/EUA. Foi o primeiro brasileiro a ser Presidente da Cargill Agrícola S/A no Brasil. Foi também, Presidente do Conselho de Administração da Fostertil e Ultrafertil, membro do Conselho Superior da FIESP, da ABIA, Presidente da ABIOVE e de organizações internacionais. Após 37 anos na iniciativa privada assumiu por dois anos a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Foi Presidente do Conselho da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Codemig), do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI) e vice–presidente do Conselho do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). De janeiro de 2011 até julho de 2012, foi o responsável pela Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo para Minas Gerais. Atualmente é Vice Presidente das Holdings Almar Participações e Almar Financeira do Grupo Martins, preside o Conselho de Administração da Light S/A, é membro do Conselho de Administração do Tribanco e sócio fundador da Consultoria Aguasanta Associados e da Biofilica.

 

Empresas do Grupo Algar
Política de Privacidade | Links Úteis | Glossário | Termos e Condições Algar © 2011 - Todos direitos Reservados
RIWEB