ALERTAS RI Quer ficar informado e receber os alertas
de RI, preencha os campos abaixo:
RESULTADOS Acesse o canal completo. VER TODOS RESULTADOS
Ambiental

Três princípios norteiam as ações, campanhas e projetos de Telecom Verde do Programa Ambiental Algar Telecom.

O primeiro deles é a busca por diferenciados processos ambientais que, incorporados ao dia a dia das operações, reduzam o uso de recursos ambientais e desperdícios.
 
O segundo princípio chamamos de Influência Verde: que objetiva estimular toda a rede de relacionamento da empresa para colaborar continuamente com a preservação do meio ambiente.
 
Por fim, o terceiro princípio, é o cumprimento da legislação vigente e a obtenção das certificações ambientais correspondentes aos nossos negócios.
 
 

Nossos Compromissos

Cumprimento da legislação aplicável e outros requisitos subscritos a ela;

Melhoria contínua do Sistema de Gestão Ambiental;

Garantia de objetivos e metas economicamente viáveis;

Realização de programas de controle de prevenção da poluição;

Utilização de recursos energéticos de maneira eficiente.

 

E, pensando nesses compromissos, a empresa realiza ações para reduzir o consumo de papel e energia, estimula a reciclagem, além de incentivar os clientes, parceiros, fornecedores e associados a fazerem o mesmo: 

Programa de Eficiência Energética

O programa, iniciado em 2010, realiza ações, campanhas de conscientização e projetos de eficiência energética com o objetivo de reduzir custos e aumentar a eficiência operacional, além de preservar os recursos naturais e o meio ambiente. São destaques: otimização de equipamentos, modernização do parque tecnológico e fontes alternativas de energia.

Mobilidade Sustentável

Há mais de cinco anos investimos na implantação de diversas ações para reduzir as emissões decorrentes da frota de veículos. São destaques:

 

Carona Legal: criado para os associados que se reúnem em grupos de no mínimo três pessoas para se locomoverem de carro até o local de trabalho. Os Clubes de Carona são formados semestralmente e os participantes têm direito a vagas exclusivas no pátio interno da Algar Telecom, inclusive nas regionais.

 

Frota Algar Telecom: uso exclusivo de etanol, modernização dos veículos e do processo de manutenção, programa de condução consciente e sistema de viagens otimizada para aproveitamento de rotas.

Coleta Seletiva

O programa de coleta seletiva foi desenvolvido em 2011 com o objetivo de promover a coleta e a destinação adequada dos resíduos produzidos diariamente. A dinâmica da coleta seletiva foi estabelecida pelo programa Algar Sustentável e acompanhamos todo o processo de destinação, inclusive a pesagem junto à cooperativa. São destaques ainda:

 

Estações de coleta: todas as áreas e lojas da Algar Telecom possuem lixeiras coletoras devidamente adesivadas com exemplos de descarte.

 

Gincana de coleta seletiva: campanha interna entre os centros de resultado das empresas para averiguação do descarte correto. As áreas com os melhores resultados foram premiadas.

Coleta de resíduos perigosos

Coletamos três tipos de resíduos perigosos: lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha, pilhas e baterias. Hoje esse programa abrange todas as regionais da Algar Telecom, que fazem a destinação final dos resíduos.

Plantio de mudas

Há vários anos desenvolvemos ações de plantio de mudas de espécies nativas do cerrado para recuperação de áreas degradadas. Esta iniciativa surgiu tendo como propósito a compensação das emissões de GEE.

Viveiro

Para auxiliar o plantio de mudas, estruturamos dois viveiros com mudas nativas do cerrado, disponibilizando o local para pesquisas acadêmicas, produção e doação de mudas para a comunidade, arborização urbana e recuperação de áreas degradadas.

Uso consciente do papel

Realizamos constantemente campanhas de mudança comportamental para redução do uso de papel. As impressoras foram parametrizadas para impressão frente e verso e no modo rascunho.

Conta Eletrônica

Para reduzirmos a utilização de papel passamos a enviar a fatura dos serviços prestados de forma eletrônica (email) para os clientes que optam pelo programa de pagamento automatizado. O cliente que adere ao chamado "Natureza em Conta", além de contribuir com o meio ambiente, ainda recebe bônus em minutos de ligação.

Consumo consciente de água

A cada ano procuramos nos aprimorar e adotar sistemas mais eficientes e inteligentes, bem como ferramentas corporativas de gestão das contas e campanhas de conscientização. Temos a Comissão Interna de Conservação de Água (CICA), que é responsável por identificar as unidades com maior consumo e criar ações contra o desperdício. Ainda contamos com ações educadoras e medidas preventivas para o uso racional de água.

Recicle na Linha

Transformamos as bolhas de telefone público (TPs) que não são mais utilizadas em coletores de materiais (recicláveis e não recicláveis), jardineiras, chafariz, cadeiras, poltronas, carros de mão para construção civil, e muito mais.

Fale conosco

Envie suas sugestões de ações sustentáveis e dúvidas para: ambiental@algartelecom.com.br
 

Empresas do Grupo Algar
Política de Privacidade | Links Úteis | Glossário | Termos e Condições Algar © 2011 - Todos direitos Reservados
RIWEB